Começa oficialmente a contagem regressiva para Milão 2021, com as ações brasileiras por lá sendo iniciadas já a partir deste fim de semana. Com uma dinâmica mais compacta e interativa do que em outras edições, o supersalone, versão especial do Salone del Mobile.Milano em 2021, ocorre de 05 a 10 de setembro; enquanto o Fuorisalone se estende até o dia 19. Confira a programação do Brasil por lá:
supersalone
O móvel brasileiro estará presente no Pavilhão 03 do Rho Fiera Milano, um dos espaços mais almejados da feira, com a presença de 10 empresas brasileiras associadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL e da Apex-Brasil. São elas: by Kamy, Cristais São Marcos, estudiobola by Rizzon, Florense, Lovato, Modalle, Ornare, Sier, Tidelli e Uultis.
Assinada pelo escritório brasileiro Moreira do Valle, sediado em São Paulo, a cenografia é baseada em tons de verde que remetem às cores do Brasil, e busca mostrar o potencial da diversidade do nosso País e design.
Fuorisalone: Brasil – Design em Movimento
A programação brasileira em Milão, ainda conta com um evento exclusivo no Fuorisalone: a mostra “Brasil – Design em Movimento”, organizada pela Apex-Brasil também com a colaboração da ABIMÓVEL. Ao todo, o evento conta com cerca de 50 empresas e designers nacionais de diversos segmentos, 20 dos quais estão ligados ao Brazilian Furniture.
A mostra ocorre de 04 a 19 de setembro, em um dos locais mais pulsantes da capital mundial do design: a Università Degli Studi di Milano, durante a exposição “Creative Connections”, realizada pela INTERNI, criadora do Fuorisalone, que celebra três décadas em 2021. Ocupando um espaço de 300 m² sob os arcos do Pórtico Richini e a curadoria também liderada pelo escritório Moreira do Valle, os participantes irão apresentar o que há de mais global e ao mesmo tempo brasileiro em termos de estética, funcionalidade, matérias-primas, técnicas e sustentabilidade.
Lounge Brasil
À convite da Apex-Brasil, ainda, a ABIMÓVEL ambientou o lounge brasileiro em Milão. O espaço será a Casa do Brasil durante o Fuorisalone, sendo totalmente direcionado para o relacionamento das indústrias e designers brasileiros com o mercado internacional, possibilitando a divulgação dos produtos nacionais ao público e jornalistas de diversas partes do mundo.
O espaço conta também com uma exposição de peças criadas pelos designers nacionais que integram o programa de Design Integrado à Indústria, mais uma ação ligada ao escopo do Projeto Brazilian Furniture. São eles: Aciole Félix, Bruno Faucz, Daniel Simonini, Diogo Giácomo Tomazzi, Emerson Borges, estudiobola, Fabrício Roncca, Henrique Steyer, Lattoog, Marcelo Bilac, Mula Preta, entre outros.
Estará por lá também a premiada Adega Cacho, peça coroada com o iF Gold Award — considerado o “Oscar” do design mundial. O projeto é assinado por Dimitri Lociks Cavalcanti de Gusmão e Simone Turíbio Brígido, do escritório brasiliense Choque Design, para a marca catarinense Móveis James, tendo sido inscrito no iF Design Award por meio do Projeto Brazilian Furniture.