No dia 25 de outubro, o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (INTERSIND) recebeu a imprensa para apresentar a 3ª edição da Mostra de Móveis de Ubá. O evento, que é realizado pelo sindicato e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ubá, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Simbiose Ambiental e Gráfica Ubaense, acontecerá entre os dias 24 e 26 de janeiro de 2023, das 15h às 21h, no Pavilhão de Exposições do Horto Florestal. A coletiva de imprensa aconteceu no auditório do sindicato, com um café da manhã servido pelo buffet Parthenon.
A responsável pela produção da Mostra e assessora de comunicação do Intersind, Ludmila Oliveira, apresentou à imprensa as novidades da próxima edição. Em destaque, a informação de que os espaços já foram todos comercializados. “A Mostra de Móveis de Ubá está cem por cento comercializada. Ao todo, 90 expositores garantiram o espaço para a edição de 2023, um número maior em relação a edição anterior”.
O presidente do Intersind, Aureo Calçado Barbosa, ressaltou a importância do apoio dos empresários do polo moveleiro de Ubá na realização do evento e destacou que todos os associados tiveram a oportunidade de participar, inclusive os novos associados do sindicato. “Foi uma preocupação nossa possibilitar a participação de empresas menores na Mostra de Móveis de Ubá. Inclusive, todos os novos associados do sindicato também tiveram a oportunidade de participar. Ocuparemos todo o espaço interno do pavilhão de exposições, no total são 12.000m²”.
Ainda na programação, a consultora ambiental, Shaísta Lessa, destacou as ações sustentáveis desenvolvidas durante o evento. “Várias ações serão realizadas para que o evento seja um evento sustentável, a padronização dos estandes, por exemplo, utilizada desde a primeira edição, é uma maneira de gerar menos resíduos e os resíduos que são gerados tem destinação correta”.
Polo Moveleiro de Ubá
O polo moveleiro de Ubá atualmente abrange vinte e dois municípios: Astolfo Dutra, Cataguases, Divinésia, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Goianá, Guarani, Guidoval, Guiricema, Mercês, Piraúba, Rio Novo, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, São João Nepomuceno, Senador Firmino, Silverânia, Tabuleiro, Tocantins, Ubá e Visconde do Rio Branco. Considerado um dos maiores polos moveleiro do Brasil, o polo moveleiro de Ubá gera cerca de 16 mil empregos diretos em aproximadamente 400 empresas localizadas na região. O polo também é reconhecido por sediar a Feira de Móveis de Minas Gerais (FEMUR) e a Mostra de Móveis de Ubá, evento que é realizado a cada dois anos. Os dois eventos são realizados pelo Sindicato Intermunicipal da Indústria Moveleira (INTERSIND), que tem o papel de detectar e direcionar as novas estratégicas para potencializar a atuação das indústrias no panorama nacional, atuando na gestão e coordenação das ações que visam o crescimento e o fortalecimento das indústrias da região.
A cidade de Ubá, Capital Estadual da Indústria Moveleira, está localizada a 290 Km de Belo Horizonte, numa posição privilegiada também em relação a outros importantes mercados consumidores do país, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Rodovias estaduais e federais servem à região, que conta ainda com acesso aéreo através do Aeroporto Regional Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, conhecido popularmente como “Aeroporto Regional da Zona da Mata”.
Confira a matéria na íntegra na Móveis de Valor: https://www.moveisdevalor.com.br/portal/intersind-realiza-coletiva-sobre-3-mostra-de-moveis-de-uba