Sobre nós

A história do Intersind se inicia em 1986, através da união de 20 empresários que sonhavam organizar a classe moveleira e trazer melhorias ao setor, criando a Associação dos Fabricantes de Móveis de Ubá. Em 1989, os moveleiros conseguiram realizar a tão sonhada conquista: a criação do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Marcenaria de Ubá, Intersind, que teria a função de promover o crescimento produtivo e tornar a cidade um polo de móveis. 

Atualmente, com o nome modificado para Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá, configura uma maior abrangência em sua base de atuaçaõ. Hoje, após 20 anos desta realização, Ubá se tornou o maior Polo Moveleiro de Minas Gerais com o Sindicato tendo papel de detectar e direcionar novas estratégias para potencializar a atuação das indústrias no panorama nacional, atuando na gestão e coordenação das ações que visam o crescimento e o fortalecimento das indústrias da região.

O Polo Moveleiro de Ubá, liderado pelo Intersind, é hoje reconhecido em todo o país como um arranjo produtivo modelo. Uma Portaria Interministerial assinada, em 2004, pelos Ministérios do Desenvolvimento, Planejamento, Ciência e Tecnologia e Integração Nacional, atestou o APL certificando-o para receber apoio integrado do Governo Federal para a execução das ações necessárias ao crescimento de toda a região.