Meio Ambiente

O Intersind vem realizando investimentos na área ambiental desde 2004, através do desenvolvimento de estudos para caracterização e gerenciamento integrado dos resíduos do polo, regularizações em massa através de fomentos para o Licenciamento Ambiental do setor, diagnoses ambientais e planos de ação para a promoção da sustentabilidade.

A partir de 2011, através da parceria com a Simbiose Ambiental, o Intersind tem um departamento externo de Meio Ambiente que dá suporte aos associados promovendo diversos workshops, treinamentos, palestras, cursos de capacitação, balcões de atendimento, mutirões de regularização, diagnoses individualizadas e estudos visando soluções a todo o setor que promovam o equilíbrio dos interesses sociais, econômicos e ambientais.

A Simbiose Ambiental é uma empresa especializada em gestão ambiental e regularização, tanto do setor privado quanto público, trazendo para esta parceria soluções de alta qualidade técnica e estratégias personalizadas para o gerenciamento emergencial e sistêmico das empresas do polo. Atuando no mercado ambiental desde 2009, trabalha com metodologias de sucesso que proporcionam agilidade e eficiência em seus processos. Através de uma equipe multidisciplinar, oferece sempre serviços coesos, completos e atualizados às legislações vigentes, reduzindo riscos e fomentando oportunidades pelo ideal comum de sustentabilidade!

Os associados ao Intersind podem utilizar o serviço de atendimento gratuito para tirar dúvidas, entrando em contato com a Simbiose Ambiental. Além disso, as empresas podem solicitar a qualquer momento os materiais e ferramentas digitais disponibilizados nos cursos, palestras e treinamentos.

Os resultados obtidos apontam para o sucesso desta parceria:

  • Redução do número de empresas associadas com não conformidades junto ao Cadastro Técnico Federal do IBAMA de 31% em 2011 para 1,8% em 2016.
  • Redução do número de empresas associadas não licenciadas e sem processo de licenciamento formalizado de 58% em 2011 para 11% em 2016.
  • Redução do passivo ambiental.
  • Redução da penalização ambiental.
  • Aproximação da Indústria com os órgãos públicos ambientais.
  • Redução de custos relacionados ao Meio Ambiente.

Artigos

Calendário de Obrigações e Despesas Ambientais Personalizado 2017
Baixar
Relatórios anuais do IBAMA, IEF e Inventário de Resíduos Sólidos
Baixar
Declaração de carga poluidora e CNARH (Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos)
Baixar
Nova Legislação para Licenciamento Ambiental em Minas Gerais - Lei Estadual nº 21.972/16
Baixar
Obrigações Ambientais 2017
Baixar